Miopia Financeira em tempos de crise

Miopia Financeira em tempos de crise

A importância de enxergar seus números

Há 2 anos, quando estávamos na fase de criação da Onion, o conceito de saúde financeira foi o que fez aquele “click” de “ é isso, a gente tem que cuidar disso”. Foi a maneira simples, direta e descomplicada de explicar porque a gente existe. Pra cuidar. Cuidar do negócio, cuidar do dinheiro, cuidar dos indicadores, cuidar da estratégia e fundamentalmente, cuidar do empreendedor. 

A partir daí, fomos mais fundo nas dores. Se a gente quer cuidar da saúde, precisamos começar pelas doenças, certo? Quais queremos curar? Quais queremos prevenir? Miopia financeira, problemas de circulação de recursos, inflamações silenciosas, inchaço organizacional e outras. E entre elas, sem dúvida alguma, a que sempre combatemos com mais força é a Miopia Financeira. A base de qualquer Gestão Financeira saudável é a clareza, a visualização e o entendimento dos números. 

Os números mostram pra gente tanta coisa! Através deles, conseguimos detectar sintomas do que está acontecendo, entender a situação do negócio e tomar decisões mais conscientes. O processo é relativamente simples: registra os números (vendas, custos, saldo de caixa…) > analisa > toma decisão. Mas peraí. E se a gente não olha pra eles? Pior: e se temos uma visão embaçada deles? Aí já compromete as duas primeiras etapas e consequente a terceira , a mais importante, fica comprometida também. Decisões mal tomadas podem prejudicar e muito um negócio, você sabe.

Tá. Beleza. Mesmo entendendo o processo e a importância dele, a miopia financeira é, arrisco dizer, a doença mais comum dos pequenos e médios negócios. Temos duas principais razões para isso. A primeira delas é a falta de conhecimento. Realmente não dá para saber fazer tudo. Ninguém empreende para fazer gestão financeira né? (só a gente mesmo!) E vamos combinar que não se trata assim de um assunto muito atrativo para a maioria das pessoas. Mas tudo bem, vai… Não ter conhecimento dá para resolver. Dá para estudar, aprender, contratar alguém que saiba fazer e claro, chamar a Onion 😉 

A outra razão é a que mais nos preocupa. E ela não é nada lá muito de exatas não, viu? É o medo. Medo de olhar a conta bancária, medo de saber se tá cobrando certo, medo de saber se tem dinheiro para as contas do mês que vem, medo de saber qual a meta de vendas. E aí que o medo paralisa e não permite que você evolua nem aprenda. 

Estamos vivendo uma crise de saúde mundial, saúde das pessoas e saúde das empresas. Não dá para ter medo de olhar os números agora. Tem que encarar de frente porque a clareza, a visualização e o entendimento dos números são os primeiros passos fundamentais para saber o que fazer. O seu negócio depende de você e da sua habilidade de tomar decisões (quase sempre) sob pressão. É sempre assim e em tempos de crise mais ainda. 

A gente sabe que tá difícil e que escolher não enxergar pode parecer o caminho mais fácil. Mas resista. Coloque o óculos da gestão financeira e corrija essa miopia. A superação da crise começa quando você escolher ver. Você não precisa fazer isso sozinho! A gente tá aqui =)

Daphne Barreto (@daph______)

Co-fundadora da Onion

Gestão Financeira não é luxo, é necessidade

Gestão Financeira não é luxo, é necessidade

Empreender não é fácil.  O empreendedor começa o negócio fazendo tudo: comercial, marketing, financeiro, produção, RH, compras…e o que…

Continuar lendo